Logicalis atualiza estrutura de big data de grande banco brasileiro e assume seu suporte

, Abr 19, 2022

Cenário 

 Com mais de 5 mil agências no Brasil e presença em mais de duas dezenas de países, um dos maiores bancos do país está passando por um processo de atualização da tecnologia de sua estrutura de Big Data. O projeto, iniciado há alguns anos, estava baseado na solução Hortonworks Data Platform, uma solução de código aberto para armazenamento e processamento distribuído de grandes volumes de dados. 

A empresa fornecedora da solução foi adquirida pela Cloudera, que determinou que o suporte seria dado somente até o final de 2021. Como a solução originalmente utilizada já tinha alguns anos, a instituição optou pela atualização da tecnologia e a adoção da solução Cloudera Data Platform (CDP). Com a decisão, o banco iniciou o processo de definição do fornecedor que executaria o projeto, escolhendo a Logicalis, que é parceira oficial da Cloudera no Brasil. Além disso, um dos principais diferenciais apresentados pela Logicalis para o projeto foi o fato de otimizar seus custos, já que utiliza seu time próprio para realizar a migração.  

 Solução 

Com a migração, os processos de ingestão, orquestração e análise de dados passam a ser feitos pela solução da Cloudera. Para a migração, o time envolvido – oito profissionais da Logicalis e outros dez do banco - adotou a metodologia ágil, dividindo o projeto em diferentes sprints, cada um deles representando um subprojeto. Com isso, a implementação ganha agilidade. 

O fato de contar com uma equipe própria também dá mais agilidade ao processo de migração, já que não há a necessidade de subcontratar o fabricante. Com esses ganhos, a Logicalis prevê entregar a nova solução em operação dentro o prazo e sem paradas do ambiente. Hoje o projeto está na fase de migração de dados, que será seguida pela transposição do ambiente para a nuvem. 

Com isso, a previsão é que a implementação esteja concluída até o final do primeiro semestre. Ao final deste período, a Logicalis realizará um health-check do ambiente, assumindo seu suporte e sustentação pelos próximos cinco anos. 

Benefícios 

A partir da conclusão da migração, o cliente passará a contar com uma solução atualizada e suportada pelo fabricante. Além disso, passará a contar com recursos exclusivos, fornecidos pela Logicalis, somente para seu suporte e sustentação, liberando recursos próprios para outras atividades. 

Como a solução será utilizada em todas as movimentações bancárias a serem feitas pela instituição, a previsão é de que ela passe a contar com uma melhor gestão destes dados, assim como a garantia de proteção em todo o seu ciclo de vida. Outro benefício esperado é uma melhora no desempenho da solução, já que anova versão, além de mais moderna, será baseada na nuvem. 

Related Insights