Logicalis atualiza parque de firewalls de uma das maiores operadoras de TV a cabo do Brasil

, Feb 9, 2022

Cenário

Uma das maiores operadoras de TV a cabo do Brasil está em pleno processo de atualização do parque de firewalls de sua unidade geradora de imagens. Estas, depois de geradas, são distribuídas via CDN (Content Delivery Network), mas é preciso que sua unidade geradora esteja protegida contra eventuais riscos.

A operadora identificou essa necessidade. Pois, os firewalls utilizados até ali estavam totalmente desatualizados e já com os contratos de suporte vencendo. Além disso, também por conta da idade, não estavam com suas políticas de segurança atualizadas. O quadro resultava em um ambiente com grande exposição a riscos de falhas e de segurança.

Naquele momento, a equipe da Logicalis, que já atendia outras companhias do mesmo grupo, iniciou negociações sobre a possibilidade de se realizar um refresh destes equipamentos.

Solução

Em outra frente, o time da Logicalis também vinha trabalhando no aprofundamento da parceria com a Fortinet, de quem a companhia é parceira tier 1, em outros projetos dentro do cliente. Como a Logicalis já era vista como o parceiro ideal para projetos de infraestrutura e de maior porte, a oportunidade na área de geração recebeu forte apoio da fabricante.

Este apoio foi fundamental no processo de concorrência aberto pelo cliente. Este acabou vencido pela Logicalis, que demonstrou o melhor conhecimento nas soluções Fortinet, apresentou a equipe mais bem capacitada para um projeto deste porte e mostrou também a melhor relação custo x benefício. Essa conjunção resultou no primeiro contrato para fornecimento de firewalls dentro da operadora, estreitando ainda mais o relacionamento com o cliente e com o parceiro.

O contrato prevê o fornecimento de dois firewalls modelo Fortigate 1100E e dois firewalls modelo Fortigate 100F, além dos serviços de configuração, instalação e migração dos equipamentos antigos, além do suporte pós-migração. O processo de migração é um ponto crítico do projeto, uma vez que o ambiente deve continuar em produção durante o processo.

Em andamento, a previsão é que o projeto seja concluído nos próximos meses, permitindo que os novos firewalls estejam em operação.

Benefícios

A partir da conclusão do processo de implementação, a expectativa do cliente é contar com um ambiente mais seguro, protegido com a tecnologia mais recente existente no mercado. A empresa deve ganhar também em confiabilidade, com previsão de maior tempo de vida útil dos equipamentos. Por fim, é esperado um ganho significativo de desempenho: a previsão é que os novos firewalls tenham um desempenho que vá de 3x a 20x melhor que os anteriores.

Related Insights