Logicalis mapeia 100% do fluxo de sistema core de grande varejista brasileira

, Oct 19, 2021

Cenário

Uma das maiores redes varejistas do Brasil conta hoje com um sistema core que centraliza todas as operações de compra, venda e entrega de mercadorias via e-commerce. Com o aumento da digitalização dos negócios e dos volumes transacionados, a empresa viu a necessidade de entender como funcionava o fluxo de informação e seu impacto nas atividades de loja, já que o sistema era compartilhado por diferentes áreas, desde o funcionamento do e-commerce ao funcionamento de loja física e emissão de nota fiscal.

Por se tratar de um sistema core para várias atividades realizadas na empresa, o time de TI decidiu mapear todo o fluxo de dados. O objetivo era identificar como as informações chegam, em que momento isso acontece, como saem e por qual infraestrutura estão passando - assim, permitindo identificar a origem exata de eventuais problemas, isso porque a presença do sistema em vários fluxos fazia com que, muitas vezes, eventuais falhas fossem atribuídas a ele.

Para enxergar os fluxos de informações e processos fim-a-fim, identificando sistemas, infraestrutura, negócios e integrações, a companhia decidiu contratar uma consultoria para realizar todo o mapeamento de processos As Is e desenvolver materiais voltados às diversas áreas de negócio interessadas, apontando os fluxos envolvidos.

Solução

Depois de um processo junto a alguns dos principais players do mercado, a Logicalis foi a escolhida pela empresa para fazer o mapeamento. Para isso, o primeiro passo foi a construção de um mapa mental do ambiente, seguido de entrevistas com o time do cliente, que indicou os processos em que o sistema estava envolvido, que informações circulavam ali e qual infraestrutura era utilizada.

Totalmente consultivo, o trabalho levou duas semanas e apontou que o sistema se relacionava com outros dez sistemas internos e três externos. O resultado final foi uma série de relatórios, incluindo uma planilha relacionando todos os sistemas envolvidos e que informações eram trocadas entre eles. O mapeamento identificou também casos em que a relação entre os sistemas era unilateral ou bilateral e forneceu desenhos dos processos envolvidos e da infraestrutura utilizada, apontando o fluxo de informações e os responsáveis em cada um deles, facilitando eventuais acionamentos e resolvendo incidentes mais rapidamente.

Outra constatação foi a de que alguns dos sistemas envolvidos estavam diluídos em diferentes nuvens e data centers com muitos pontos de conectividade e, em alguns casos, sem redundância. Além do mapeamento, o trabalho da Logicalis deu ao cliente também insumos preventivos.

Benefícios

O mapeamento deixou clara a necessidade de enxergar como o sistema funcionava, com quem trocava informações e quais os pontos de risco. A partir dos relatórios produzidos, o cliente passou a ter uma visão global de todos os processos, sistemas e fluxos envolvidos. Com isso, em caso de incidentes, o time de TI conta agora com um check-list do que está envolvido em processos e fluxos específicos.

Além disso, estes relatórios apresentam insumos importantes para a adoção de ações preventivas, que devem reduzir o volume de incidentes e, consequentemente, os prejuízos e danos à imagem da empresa.

Com tudo isso, o cliente conta agora com visibilidade fim-a-fim, desde a área de negócios até a infraestrutura; melhor entendimento das relações e seus responsáveis; maior agilidade na identificação de eventuais problemas; maior facilidade no compartilhamento de informações; e maior governança.

Os resultados apresentados também levaram o cliente a expandir a parceria com a Logicalis. O próximo projeto é o mapeamento completo dos sistemas envolvidos na área de pedidos via WhatsApp e, em um modelo mais simples, serão mapeados os fluxos de informação e relação com o negócio de outros 80 sistemas.

Related Insights