Logicalis implementa solução de APM e operadora de telecom aprimora qualidade do serviço

, Ago 16, 2021

Cenário

Depois de mais de 20 anos de atuação no mercado brasileiro, uma das maiores operadoras de telefonia celular do mercado viu crescer a demanda por gerenciamento de desempenho de seus aplicativos. Essa demanda se intensificou ainda mais ao longo do último ano, com a aceleração da digitalização da economia e também dos processos da área de TI.

Além de agilidade, esse cenário exige ainda mais integração entre as equipes e, consequentemente, menos barreiras entre elas. A companhia não conseguia, por exemplo, se a recarga do celular de um cliente estava levando mais tempo que o necessário. Esse e outros fatores a levaram a buscar a solução de APM (Application Performance Management), que seria responsável por monitorar, gerenciar e dar insights sobre a operação dessas aplicações, cada vez mais essenciais aos negócios.

Solução

Para a escolha da melhor solução, foi lançada uma RFP (Request for Proposal) que definia uma série de critérios que precisavam ser atendidos. A concorrência foi vencida pela Logicalis em parceria com a Cisco AppDynamics, em um processo de seleção que durou mais de um ano e com a apresentação de uma proposta desenhada a quatro mãos.

A AppDynamics realizou todo o desenho da solução e a Logicalis fez todo o planejamento do fluxo de implementação, definindo como ela seria feita, como o processo seria organizado, quais os interlocutores, o que priorizar e onde reforçar a capacitação dos usuários, entre outros pontos. Além do planejamento, coube à Logicalis realizar workshops e treinamentos que permitiram ao time do cliente entender a importância de cada fase e como utilizar a solução, deixando claro qual o processo de trabalho a ser adotado.

Previsto para ser realizado ao longo dos próximos três anos, o projeto de implementação do AppDynamics contempla o monitoramento de dois mil servidores do parque da operadora, que rodam cerca de 100 aplicações, e seus diversos componentes. O conhecimento da Logicalis em processos de alta complexidade foi fundamental para ajudar a companhia a definir a jornada de implementação, tirando o melhor da ferramenta.

Benefícios

A expectativa da operadora é que, com o AppDynamics em pleno funcionamento, seja possível entender em tempo real o que pode impactar sua base de dezenas de milhões de clientes, melhorando ainda mais a qualidade do atendimento. Com a solução, será possível, por exemplo, direcionar melhor os esforços de pessoal e de infraestrutura para melhoria do atendimento.

Para isso, a solução conta com uma camada que aproxima as áreas de infraestrutura e de negócios e que permite a entrega de relatórios em forma de indicadores de negócio, tais como volume de clientes afetados, problema que gerou e o que impactou etc. Além da possibilidade de extrair indicadores, a solução também trará mais proatividade para os times de TI, que poderão identificar eventuais problemas antes que afetem o cliente final. Isso significa redução de tempo e recursos necessários para solucioná-los; possibilidade de lançar mais funcionalidades nas aplicações de forma estável; e a correção de problemas que tragam maior impacto ao negócio.

Related Insights