Logicalis desenvolve roadmap de transformação digital em uma das maiores produtoras de fertilizantes do Brasil

, Ago 2, 2021

Cenário

Uma das maiores mineradoras e produtoras de fertilizantes do mundo, com quase 20 anos de atuação no mercado brasileiro, com o desafio de viabilizar a jornada de transformação digital, e alavancar, por meio da tecnologia, automação, novas receitas e negócios B2B e implementar práticas ESG e projetos regulatórios.

A mineradora tinha como desafio o amadurecimento tecnológico da sua infraestrutura de TI, a integração de suas unidades e a conectividade móvel em unidades de difícil acesso, como os complexos minerais localizados em áreas afastadas e sem cobertura de serviços celulares.

Para viabilizar os projetos de transformação digital, a empresa precisava entender seu ambiente atual e adequá-lo com os requisitos necessários de infraestrutura para endereçar os projetos de forma a priorizar e justificar altos investimentos em infraestrutura tecnológica.

Solução

A mineradora contou com o apoio da Logicalis para mapear sua arquitetura existente e iniciar um projeto de transformação de sua infraestrutura de TI e conectividade móvel partindo de uma arquitetura tradicional para uma arquitetura digital e moderna. . Para essa demanda, a Logicalis desenvolveu uma abordagem metodológica de Masterplan com Roadmap Evolutivo, que foi dividida em três fases.

A primeira etapa consistia em realizar um mapeamento do ambiente tecnológico e de negócios, de forma a entender prioridades e a estratégia de transformação digital da companhia e traçar uma análise de maturidade com uma jornada a ser percorrida para atingir os objetivos. com a entrega de um diagnóstico apontando as prioridades diante dos requisitos de transformação digital do cliente. Nessa fase também foram realizadas pesquisas de campo, com sites surveys de cobertura móvel (celular e Wifi) nas unidades da empresa, vistoria técnica na parte de infraestrutura de cabeamento, refrigeração e subsistemas básicos.

Já a segunda fase foi analítica, com a criação de possíveis cenários de evolução. Aqui estavam incluídos estudos preditivos de redes celulares e de redes wireless, apontando o que seria possível dentro dos requisitos dos projetos que já estavam em andamento. Também foi prevista a evolução da arquitetura TIC tradicional para uma arquitetura digital e baseada em software (SDN), acompanhada da otimização dos data centers.

A terceira e última etapa incluiu o desenvolvimento de um roadmap, que elencou prioridades e seus orçamentos para os próximos cinco anos. Aqui foram também levantadas as recomendações e discussões sobre as necessidades de transformação digital da empresa, com os caminhos que a empresa precisa percorrer para sua evolução.

Benefícios

A realização do projeto consultivo pela Logicalis, deu à área de TI da companhia argumentos sólidos para acelerar melhorias e refreshs, racionalizando seus investimentos para os próximos anos. Também permitiu a elaboração de uma estratégia de conectividade de acordo com a cobertura celular prevista para suas áreas de mineração, dando maior poder de automação para a empresa.

O relatório final apresentou também um pacote de ferramentas para mudanças estruturais (projetos em andamento/maturidade digital e governança) que já estão sendo colocadas em prática. Desta forma, a mineradora pode se preparar para atacar as camadas de aplicação e inovação.

O processo incluiu também a atualização dos times sobre temas da Indústria 4.0, como IoT, inteligência de dados e maturidade digital. Tudo isso vai permitir que a empresa se prepare para sua jornada de transformação digital e acelere projetos ambiciosos, alguns já em desenvolvimento e outras iniciativas futuras.

Related Insights