Empresa de pagamentos automáticos de pedágios e estacionamentos amplia capacidade de atendimento com auxílio da Logicalis

, Jun 10, 2021

Cenário

Uma empresa de pagamentos automáticos de pedágios e estacionamentos do mercado brasileiro conta com mais de 5 milhões de clientes, e continua em crescimento. A companhia iniciou um processo de renovação tecnológica com o objetivo de adequar seus sistemas ao crescimento da demanda.

Um dos focos do projeto foi o seu sistema de armazenamento de banco de dados, até o momento realizado por sistemas de storage mecânicos. Estes sistemas não atendiam, com a agilidade e flexibilidade necessárias, às demandas de virtualização de servidores e do banco de dados, que começava a apresentar problemas de desempenho no sistema mecânico.

Com esse cenário, a empresa precisava de um novo sistema de armazenamento que suportasse 140 terabyte (TB) de dados.

Solução

A Logicalis, a partir de uma indicação da Pure Storage, foi escolhida como parceira estratégica para suportar a empresa nesse projeto. O primeiro time envolvido foi o de consultoria, que fez uma investigação com o objetivo de validar quais seriam os tempos de resposta adequados aos processos de negócio e que carga de trabalho deveria ser utilizada. O resultado desta análise foi depois validado no ambiente de produção da companhia, garantindo que o novo sistema tivesse o sizing adequado.

Este trabalho validou o que precisava ser melhorado no ambiente e quais equipamentos deveriam ser trocados por estarem obsoletos. Para aquela demanda, foi escolhido o sistema de armazenamento Pure Storage X50, o primeiro da família NVMe (Non-Volatile Memory Express) a ser implementado em um cliente brasileiro. Desde então, esse sistema passou por duas atualizações, uma em 2020 e outra em 2021.

Seguindo o processo de renovação, a área de TI demandou um sistema de armazenamento específico para uma de suas aplicações, que apresentava problemas de desempenho e precisava rodar em ambiente virtual. Para essa demanda, a Logicalis também implementou o sistema Pure Storage X10.

O passo seguinte foi garantir que o ambiente de desenvolvimento de empresa, que até o momento também utilizava um sistema de armazenamento mecânico, contasse com tempos de resposta melhores. A indicação do time Logicalis foi o sistema Pure Storage C60 All Flash, mais indicado para ambientes de desenvolvimento e backup por sua relação de custo por TB.

Benefícios

Fundamental para as operações de pedágio, que são realizadas online, o banco de dados da empresa passou a trabalhar com tempos de resposta dez vezes mais rápido do que no modelo anterior. Com o storage mecânico, o tempo de resposta era, em média, de 10 milissegundos e, hoje, está na casa de 1 milissegundo. Essa melhoria permitiu a realização de mais operações por segundo. Com isso, a companhia atende a uma quantidade maior de solicitações.

No ambiente de desenvolvimento, os ganhos nos tempos de resposta foram ainda maiores. Com isso, o time de desenvolvimento também consegue realizar muito mais testes e validações no mesmo espaço de tempo, aumentando a produtividade e reduzindo o tempo de desenvolvimento, além da necessidade da realização de horas extras.

Related Insights