O êxito da Logicalis na adoção de Azure na indústria farmacêutica

, Feb 17, 2021

Cenário

Uma das cinco maiores empresas farmacêuticas do Brasil e referência no mercado global conta com um portfólio de mais de 100 produtos, além de possuir um sólido compromisso com o desenvolvimento da ciência e da indústria do setor. Recentemente, a companhia havia migrado alguns workloads para a nuvem da Microsoft Azure e não estava conseguindo ter um controle efetivo desse ambiente, o que estava acarretando a falta de visibilidade clara sobre a gestão de gastos de consumo por projeto e o consumo no Azure.

Então, a fim de melhorar as diretrizes de uso, a farmacêutica começou a buscar alguns recursos técnicos que pudessem ajudá-la a utilizar melhor o seu ambiente virtual e escolheu a Logicalis como parceira estratégica nesse projeto.

Solução

O primeiro passo da Logicalis no cliente foi iniciar um estudo de análise do ambiente em nuvem (Azure Management Control) em relação ao controle de gestão Azure - já implementado na farmacêutica, mas sem o desenvolvimento de todas as suas aplicabilidades. O AppDiscover (serviços de soluções de avaliação) foi fundamental para obter uma avaliação de governança completa, além de verificar a melhor prática de segurança para o ambiente cloud dentro da empresa, aproveitando o Microsoft Azure e o Power BI para resolver a situação.

Outra necessidade da empresa era ter governanças dos seus gastos em cada solução desenvolvida e, para isso, foi desenvolvido um modelo de identificação para que tivessem visão sobre os custos de cada projeto por setor e, consequentemente, identificar qual área está exigindo mais do ambiente e alocar o custo corretamente.

Também foram realizadas avaliações no Azure Monitor para monitorar e analisar aplicações, maximizar desempenho e disponibilidade, e identificar problemas proativamente em segundos. Assim, sendo possível implementar e a atualizar o ambiente de nuvem.

Azure Resource Graph foi outra solução implementada na farmacêutica, que possibilitou consultar a configuração completa de recursos por toda a nuvem. Com a ferramenta foi possível explorar rapidamente todo o ambiente, com visão ampla e clara, pois o cliente possuía diversas assinaturas e precisa gerenciá-las, com eficiência nos acessos e políticas de compliance.

Por fim, a Logicalis aplicou um processo de gestão de gastos para planejar e controlar, de modo eficaz, os custos envolvidos nos negócios. Desta forma, colocar esta solução em prática para o crescimento e a transformação do cliente utilizando tecnologias de nuvem, apresentando uma visão detalhada do ambiente Azure e entregando uma análise consolidada por meio de Power BI, personalizado com inteligência e conceitos de mercado desenvolvidos pela Logicalis.

Benefícios

Com as soluções implementadas, já é possível identificar oportunidades de economia de até US$ 17 mil em três anos, usando as ferramentas de governança do Azure e os serviços de consultoria da Logicalis. Além disso, é possível gerenciar e prevenir problemas de TI usando definições de políticas, que têm gerado um efeito positivo nos recursos do cliente.

As avaliações no Azure Monitor também ajudam a monitorar e analisar aplicações, maximizar desempenho e disponibilidade e identificar problemas proativamente em segundos. Desta forma, a solução implementada passa a garantir e aprimorar a continuidade de aplicações críticas ao negócio, melhorando a velocidade das aplicações, otimizando e reduzindo as despesas gerais, além de detectar ameaças e vulnerabilidades que podem levar a brecha de segurança.

Assim, ao facilitar a eficiência de processos e carga de trabalho, gestão de recursos, e implementação das melhores práticas, possibilitou que a empresa implementasse diretrizes efetivas dentro de seu negócio.

Related Insights