Agilidade e performance no refresh da arquitetura de redes em uma empresa de planos odontológicos

, Feb 3, 2021

CENÁRIO

Uma das maiores empresas de Planos Odontológicos da América Latina recebeu uma nova administração da área de tecnologia. Os encarregados encontraram o ambiente tecnológico defasado e sobrecarregado com as altas demandas de processamento e velocidade da empresa.

A Logicalis foi convidada para realizar a renovação da arquitetura de TI da empresa, começando pela estrutura de redes. A operação ocorreu desde a vistoria e análise do ambiente atual, até a implementação das soluções configuradas de acordo com as demandas da empresa. 

A Logicalis prossegue em suporte contratado por 3 anos e planeja novas fases de modernização da infraestrutura de TI da empresa.

SOLUÇÃO

A Logicalis operou inicialmente na identificação do funcionamento e documentação das configurações da arquitetura de TI na empresa. Foram realizados inventários de equipamentos e análises dos espaços físicos, visando um refresh com mínimo impacto operacional. 

Equipes da Logicalis concentraram seus esforços em planejar e estruturar toda a rede, tanto na instalação de equipamentos quanto nas configurações personalizadas. O projeto incluiu o redesenho da rede cabeada, estruturas para WiFi, interfaces de autenticação de usuários e todo o core do acesso aos sistemas seguros da empresa.

Na atualização da malha de rede, a solução de switches da CISCO, o Catalyst 9400, foi uma peça fundamental, implementada com sucesso nas duas localidades. Esse é um modelo líder no mercado de switches de acesso e distribuição de dados e base fundamental para inovações tecnológicas relacionadas à segurança de dados, IoT e armazenamento na nuvem.

A solução ainda conta com o CISCO DNA (Digital Network Architecture), um modelo de acesso via software que acelera e simplifica a gestão de redes. É uma arquitetura integrada, que unifica redes cabeadas e wireless, provê ferramentas de virtualização e segmentação e gera análises de performance automáticas. 

Depois da implementação e configuração o projeto prossegue com o suporte contratual vigente por 3 anos, a partir do CSA - Centro de Serviços Avançados da Logicalis, em um regime integral 24/7.

 BENEFÍCIOS

A atualização da estrutura de rede da empresa trouxe um aumento significativo da performance de acesso aos sistemas, com maior estabilidade e segurança nas aplicações. 

Esse aumento de agilidade nas operações do dia-a-dia ainda resulta em benefícios como a melhoria do tempo de resposta de clínicas e prestadores que acessam o sistema de forma mais rápida.

Related Insights