Unimed Fesp dá início ao processo de adequação à LGPD

, Nov 10, 2020

CENÁRIO

A Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), legislação brasileira que estabelece regras sobre coleta, armazenamento, tratamento e compartilhamento de dados pessoais, impondo mais proteção e penalidades para o não cumprimento, entrou em vigor em agosto de 2020.

Com o objetivo de se adequar a lei antes da sua vigência, a Unimed Fesp – Federação das Unimeds do Estado de São Paulo – buscava um auxílio para garantir o compliance à lei brasileira de suas 77 unidades no estado.

Diante desse cenário, com o intuito de realizar todo o procedimento de proteção de dados, a Unimed Fesp escolheu a Logicalis para desenvolver iniciativas relacionadas a governança e tecnologia. Para isso, contou com o apoio do escritório Opice Blum, Bruno, Abrusio e Vainzof Advogados Associados, especialista em Direito Digital e Proteção de Dados, para conduzir os aspectos jurídicos.

SOLUÇÃO

Para proteger a privacidade dos clientes da Unimed Fesp, a Logicalis desenvolveu um roadmap de ações, tanto de processos quanto de tecnologia. O projeto conta com o apoio da Logicalis em todo o ciclo de gestão de segurança da informação, desde o planejamento até o monitoramento e suporte do ambiente de TI.

Além disso, foi proposto a capacitação de cem Data Protection Officer (DPO) dentro do Sistema Unimed paulista, conduzido pelo escritório de advocacia, a fim de preparar os profissionais para o novo perfil de trabalho exigido.

BENEFÍCIO

Em compliance com a LGPD, a Unimed Fesp passa a suportar o processo de inovação do seu negócio sem abrir mão da proteção dos dados, organizando e otimizando toda as informações, com o entendimento preciso de tudo que armazena. Dessa forma, passa a construir uma relação mais transparente com os seus clientes, com a imagem de uma empresa que preza pela segurança cibernética. Além disso, mostra como a Unimed Fesp está caminhando para a transformação digital de seu negócio, adotando ferramentas que permitem não só segurança da informação, mas também a digitalização de seu negócio.

Related Insights