Logicalis implementa VXLAN em nuvem de grande operadora

Brazil, Mar 27, 2025

Cenário

Em pleno processo de modernização de seu ambiente de TI, uma das maiores operadoras de telecomunicações do País enfrentou um desafio extra no momento de implementar um novo site de disaster recovery. A solução de VLAN (Virtual Local Area Network) - tecnologia que permite dividir uma rede física em várias redes virtuais sem a necessidade de alterações físicas na infraestrutura - utilizada naquele momento não possibilitava extensões sem muitas alterações na camada de rede, o que impedia que ela atendesse também o novo site criado pela companhia.  

A companhia utilizava uma solução HCX (Hybrid Cloud Extension) que só possibilitava extensão de rede com uso de protocolo fechado do fabricante. No momento da implementação do site de disaster recovery foi detectado que o modelo era pouco flexível, pouco escalável e, principalmente, trazia limitações de capacidade de banda, além de não fazer segmentação de rede.

Como a Logicalis já era a responsável pelo projeto de criação do novo site da operadora, foi convidada a propor uma nova solução que atendesse à demanda.

Solução

Para solucionar o problema, a Logicalis propôs ao cliente a realização de uma prova de conceito com a solução VXLAN Cisco, que oferece uma extensão da VLAN de Camada 2 (segundo nível do modelo OSI de referência para design de protocolo de rede), tendo sido projetada para fornecer a mesma funcionalidade de VLAN com maior extensibilidade e flexibilidade. Além da implementação na rede do cliente, o projeto trazia um desafio adicional: a operadora utiliza a Oracle Cloud Infrastructure (OCI) e a nova solução não era homologada para funcionamento naquele ambiente.  

Desta forma, o projeto teve que ser trabalhado em duas frentes: no data center do cliente e na nuvem Oracle. Neste processo, o time Logicalis realizou toda a homologação da solução junto à Oracle, bem como produziu a documentação e o manual de uso, tornando o projeto o primeiro em nível global a contar com a VXLAN Cisco rodando em nuvem Oracle.

Do lado do cliente, a solução foi a única a conseguir atender os requisitos de escalabilidade do cliente. Com a estrutura já pronta para uso pelo novo site de disaster recovery do cliente, o projeto envolveu um trabalho conjunto multidisciplinar, das áreas de Service Provider e Hybrid Cloud da Logicalis.

Benefícios

Com a implementação de VXLAN, a operadora passou a contar com benefícios como flexibilidade de VLAN em segmentos multilocatários. A solução adotada fornece extensão de segmentos de camada 2 sobre qualquer infraestrutura de rede subjacente, seja on-premisses, co-location ou até dentro de Clouds Publicas de forma transparente, permitindo que uma carga de trabalho possa ser livremente movida entre os sites de acordo com a demanda ou em casos de disaster recovery.

Ela também passa contar com maior escalabilidade, uma vez que a VXLAN usa um ID de segmento de 24 bits, conhecido como VNID que permite que até 16 milhões de segmentos VXLAN coexistam no mesmo domínio administrativo. Com tudo isso, ela permite melhor utilização da rede, e a possibilidade de os pacotes VXLAN serem transferidos pela rede subjacente com base em seu cabeçalho de Camada 3, ou seja, podem aproveitar completamente o roteamento multicaminho de custo igual (ECMP), com os protocolos de agregação de links para usar todos os caminhos disponíveis.

A utilização da Solução de Extensão de rede desenvolvida pela Logicalis permite que a operadora esteja preparada para enfrentar os mais recentes desafios de cibersegurança, com garantia de resiliência e alta disponibilidade em sua operação. 

Topic

Related Insights