Logicalis consolida parque de storage de uma das maiores empresas de Telecom do Brasil

Brazil, Dic 12, 2023

Cenário 

Uma das maiores empresas de telecomunicações e serviços de TI do Brasil realizou há alguns meses uma RFP para o refresh de alguns equipamentos de armazenamento de seu data center. Os equipamentos, fundamentais para oferta de serviços de data center, estavam em fim de vida útil e, portanto, sem o suporte de seus fabricantes.   

O objetivo do projeto era substituir seus storages. Já sem o suporte de seus fabricantes, havia o risco de vulnerabilidades e falhas nos serviços prestados ao cliente da empresa. Na descrição dos requisitos básicos, a empresa pedia 1,1 PB de armazenamento útil, 800 mil IOPS e latência menor que 1 milissegundo. Concorrendo com grandes fabricantes, a Logicalis venceu a RFP, apresentando uma proposta baseado em equipamentos Pure Storage All Flash.  

Solução 

Para otimizar o projeto e apresentar uma proposta competitiva, o time da Logicalis desenhou uma solução em que as cargas de trabalho são divididas em dois modelos de storage da Pure. A primeira carga de trabalho baseada em aplicações mais críticas e que demandavam uma baixíssima latência, totalizando uma capacidade de armazenamento de 260 TB, foi direcionada para o recém-lançado modelo X70R4. Esse novo modelo da Pure Storage é capaz de entregar entre 25% e 30% mais desempenho que o demandado inicialmente pelo cliente, cujo dimensionamento da solução foi baseado em princípio na família anterior da Pure Storage, que era a vigente na ocasião do projeto. Após o fechamento do contrato, como o modelo da nova família já estava disponível, a Logicalis entregou ao cliente esse novo equipamento mantendo o mesmo valor para o cliente, mas entregando um equipamento muito superior em performance e em funcionalidades.   

Sem a necessidade de latências muito baixas, as outras cargas de trabalho restantes, demandando uma volumetria de aproximadamente 840 TB, foram direcionadas para o modelo Pure Storage c70R4. Com um custo de armazenamento quatro vezes menor que os similares, o uso do equipamento atendeu à demanda do cliente e fez com que o custo total do projeto fosse reduzido.   

A solução desenhada pela Logicalis trouxe ainda vantagens como o fato de os equipamentos serem 100% NVMe (Non-Volatile Memory Express), o que permite acesso às mídias de forma paralelizada;  além da capacidade de redução e desduplicação dos equipamentos da Pure Storage, que  agregam muito valor a um data center como o do cliente, onde por exemplo, na grande maioria das cargas de trabalho pode  vender o uso de 100 TB de armazenamento para seus projetos , porém consumindo apenas 25 TB de espaço real do equipamento.  

Benefícios 

Com a consolidação dos antigos storages  nos novos equipamentos da Pure Storage, o cliente passa a contar com uma disponibilidade auditada de 3,5 segundos ao ano em seus equipamentos, o que representa um fator de 99,99999% de operação contínua, sendo uma característica fundamental para o tipo de negócio do cliente. Outra vantagem é a possibilidade de realizar as manutenções programadas sem a necessidade de parada, eliminando a necessidade de negociação de janelas de interrupção com os usuários.   

Outro ponto importante é a capacidade de recuperação de dados em caso de ataques de ransomware como funcionalidade nativa dos equipamentos, que mantêm cópias íntegras e inviolável dos dados. Desta forma, as informações podem ser recuperadas de maneira muito mais rápida, o que traz economia e reduz o custo total de propriedade dos clientes.   

Os novos storages garantem mais segurança e menor custo de manutenção, além de maior desempenho em relação aos equipamentos substituídos, que trabalhavam com discos mecânicos e não contavam com a mesma disponibilidade. 

Topic

Related Insights