Logicalis assume projeto de centralização de sistema de telefonia de grande banco brasileiro

Brazil, Sep 4, 2023

Cenário 

Um dos maiores bancos do Brasil estava em busca de reduzir seus gastos com telefonia. Com mais de duas mil agências espalhadas pelo Brasil, a instituição utilizava a rede pública. Além dos gastos com as ligações em si, o modelo também ampliava os gastos com manutenção dos gateways existentes em cada uma das agências. 

A ideia do banco era substituir o modelo de telefonia tradicional por outro, virtualizado e centralizado em seu data center. Para assumir o projeto, a instituição realizou um leilão, vencido pela Logicalis, que apresentou diferenciais técnicos e comerciais em relação a outros concorrentes, incluindo operadoras de telefonia. 

Solução 

A solução proposta pela Logicalis para o projeto foram dois SBCs (Session Border Controllers), da AudioCodes, com as funcionalidades de Signaling Component, utilizado para a sinalização SIP com as operadoras e PABX do banco, e seis SBCs com características de Media Component, que é responsável pela mídia e transcodificação, implementados de maneira distribuída nos Data Centers do cliente. Os SBCs serão os responsáveis por receber os links das operadoras de telefonia via rede SD-WAN do banco e centralizarão todas as chamadas feitas pelas agências da instituição. 

O projeto incluiu também o OVOC (AudioCodes One Voice Operations Center), também da AudioCodes, que entrega gerenciamento de rede de voz combinando gerenciamento de dispositivos e monitoramento de qualidade de experiência em um único aplicativo intuitivo. A solução permite que os administradores adotem uma abordagem holística para o gerenciamento do ciclo de vida da rede, simplificando as tarefas diárias e auxiliando na solução de problemas desde a detecção até a correção.  

Além disso, a OVOC fornece à equipe de TI um painel único através do qual é possível gerenciar e monitorar dispositivos e elementos VoIP a partir de um único local centralizado, economizando tempo e custos. Tarefas normalmente consideradas complexas e demoradas, como realizar análises de causa raiz, provisionar novos dispositivos e iniciar atualizações de software em massa, agora podem ser realizadas de forma simples e rápida. As APIs abertas da OVOC permitem a integração com aplicativos de terceiros para fornecer funcionalidades adicionais, como análise de voz aprimorada e monitoramento da camada de dados. 

A implementação está sendo realizada pela Logicalis que, além de prover os ativos, realizará os serviços relativos ao sistema pelos próximos três anos. O projeto ainda prevê que Logicalis realize o treinamento dos profissionais na nova tecnologia, faça o monitoramento da solução, a migração das agências e o descomissionamento dos 2,5 mil gateways de voz, assim como o descarte sustentável destes equipamentos. 

Para a execução do projeto, a Logicalis montou uma War Room, de onde devem sair todas as decisões em relação ao projeto durante sua implementação em nível nacional. A estimativa da Logicalis é fazer a migração de 20 agências por dia após o kick-off do projeto, que deve estar concluído até o final de 2023. Depois deste prazo, todas as chamadas de voz da instituição serão feitas por meio da rede do banco e centralizadas em seu data center. 

Benefícios 

Com a entrada em operação do novo sistema de telefonia, o cliente deve melhorar a gestão sobre chamadas de voz, já que estas estarão centralizadas em seu data center. Além disso, há a expectativa de redução de custos com energia e manutenção, além da eliminação dos custos relativos aos gateways de voz, que serão retirados.  

O plano tarifário também muda. Com tudo centralizado, o banco também conseguirá negociar melhores condições com as operadoras de telefonia, ganhando mais eficiência financeira. O projeto também amplia a segurança, já que o banco terá um provedor de serviço a menos acessando as instalações das agências. Tudo isso virtualizado, o que permite escalar rapidamente ou migrar para a nuvem, quando a instituição quiser. 

Topic

Related Insights