Logicalis implementa controle de acesso para grande empresa de telecomunicações

Brazil, Nov 16, 2022

Cenário 

Para levar adiante seu processo de migração para a nuvem da Microsoft, uma das maiores prestadoras de serviços convergentes do país precisou dimensionar vários pequenos projetos de adaptação. Com o suporte da Logicalis, que há um ano assumiu o contrato global Microsoft da empresa, incluindo Azure, um destes projetos incluía a governança para o acesso à nuvem. 

O objetivo era implementar uma solução de RBAC (da sigla em inglês, Controle de Acesso Baseado em Funções) em conjunto com o time de segurança. Geralmente, o controle de acesso à nuvem é feito por soluções distintas, ou em partes. Neste caso, o olhar macro determinado pelo cliente pedia a estruturação da nuvem com extensão do data center e, com isso, a implementação de uma solução que levasse em conta processos, políticas e entendimentos de gestão de acesso e segurança. 

Isso porque o gerenciamento de acesso para recursos de nuvem é uma função crítica para qualquer organização que esteja usando o ambiente cloud. E no caso da Azure, o RBAC ajuda a gerenciar quem tem acesso aos recursos, o que pode fazer com esses recursos e a quais áreas tem acesso. 

Solução 

Para implementar a solução, o time da Logicalis transcreveu os processos e políticas de acesso existentes no ambiente on-premises para a nuvem e, em seguida, iniciou uma bateria de testes com o cliente que deveriam determinar uma condição para cada uma das dezenas de cenários trabalhados.  

Dividido em fases, o projeto está sendo implementado em parceria com o time de segurança do cliente e com a equipe da Microsoft. Na primeira fase, foi realizada a revisão de acesso e identidade do cliente para entender as políticas e processos utilizados e sua adequação para a nuvem. A fase seguinte prevê a migração destes processos e políticas para a nuvem, seguida por uma revisão completa para checagem de seu funcionamento em nuvem. 

Uma vez que a solução de controle de acesso esteja em operação, com as políticas e processos definidos para o uso da nuvem, a Logicalis vai iniciar, em parceria com o cliente, a transcrição e migração de todos os seus processos para a nuvem, seguida de treinamentos e workshops com seus profissionais para dar visibilidade aos novos modelos. 

Benefícios 

Com a solução de RBAC implementada, o cliente poderá seguir com sua jornada de automação de processos, permitindo enxugar recursos com a revisão soluções, podendo levar algumas delas 100% para a nuvem. Além disso, a companhia passa a contar com visibilidade total do ambiente e a possibilidade de modernizar aplicações e recursos, o que aumenta a segurança e a governança dos processos que, na nuvem, estarão todos interligados à solução de controle de acesso. 

Além disso, após o treinamento com a equipe de segurança e perfis da companhia para capacitá-los na utilização do RBAC, a empresa terá mais autonomia e conhecimento para fazer a gestão de acesso e controle do seu ambiente.  

Topic

Related Insights