Logicalis atualiza data center de uma das maiores corretoras de valores do país

Header Cloud Compliance

Brazil, Nov 8, 2022

Cenário 

A subsidiária brasileira de uma das maiores corretoras de valores do mercado iniciou este ano com a necessidade de reestruturar sua infraestrutura de Tecnologia da Informação. A companhia precisava solucionar problemas de escalabilidade e preparar a infraestrutura para um potencial aumento de demanda. Isso porque o ambiente existente exigia a compra de novos servidores e discos de armazenamento em caso de aumento de uso. 

Depois de um período de análise de fornecedores do mercado, o projeto foi entregue à Logicalis, que sugeriu a mudança na arquitetura e seu alinhamento com o padrão utilizado globalmente. O projeto apresentado pela Logicalis demonstrou que a operação brasileira ganharia em termos de gestão ao adotar um modelo centralizado, padronizado e utilizando uma tecnologia escalável. 

A ideia era modernizar e realizar a atualização tecnológica nos dois data centers da empresa – Rio de Janeiro e São Paulo – e, ao mesmo tempo, padronizar seu parque de servidores e de storage com a arquitetura já utilizada pela companhia no resto do mundo. 

Solução 

Com suporte garantido por 36 meses, o projeto proposto pela Logicalis  iniciou a modernização do data center em São Paulo primeiramente, com redundância no ambiente do Rio de Janeiro. No data center de São Paulo, a nova arquitetura de servidores será baseada em um chassi Cisco UCS-X 9508 equipado com cinco blades Cisco UCS-X 210C M6 e dois switches Cisco Fabric Interconnect 6454. Essa mesma modernização ocorrerá no futuro também no Data Center do Rio de Janeiro numa nova etapa do projeto. 

Em paralelo, os dois data centers serão equipados com unidades de armazenamento Pure Storage x20R3, cada uma com capacidade de 50 TB. A adoção do novo modelo de armazenamento, além de mais desempenho, tem o objetivo de aumentar a capacidade de replicação e sincronização de dados, o que é fundamental em caso de eventuais indisponibilidades. 

Com este modelo, todo o processamento do cliente passará a ser feito pelo data center de São Paulo, utilizando a infraestrutura do Rio de Janeiro como redundância.

Benefícios 

A implementação da nova infraestrutura deve estar concluída até o final deste ano, criando um ambiente baseado em uma solução convergente. Com isso, o cliente passará a contar com mais desempenho e capacidade na replicação de dados entre os data centers do Rio de Janeiro e de São Paulo. Outro fator importante é a proteção dos investimentos, uma vez que a tecnologia adotada pode ser ampliada a qualquer momento sem a necessidade de troca dos equipamentos já em operação. 

Com isso, o novo ambiente poderá receber novas evoluções, melhorando o atendimento a clientes internos e ampliando a capacidade dos sistemas que hoje utilizam essa infraestrutura, o que deve melhorar a percepção dos usuários finais em relação a agilidade nas respostas. 

Topic

Related Insights