Seguradora elege Logicalis para gestão de cibersegurança

Brazil, Nov 1, 2022

Cenário 

Uma das maiores seguradoras do país realizava internamente seu processo de gerenciamento de Segurança da Informação. Com a crescente complexidade do seu ambiente e para garantir a eficiência, ela precisava contar com um parceiro experiente e apto a implementar e gerenciar o SOC (Security Operations Center) da organização e não fugir do foco no business. 

O desafio da segurança da informação no mercado de seguros ficou ainda mais complexo devido ao Open Insurance promovido pela Susep (Superintendência de Seguros Privados), que começou a ser implementado em dezembro de 2021 e deverá ser concluído até o final deste ano.  

Assim, a preocupação da seguradora se agravou por conta do compartilhamento das informações dos segurados, em linha com os critérios definidos pela Susep. Tornou-se essencial, portanto, garantir a segurança da informação como pilar estratégico, protegendo serviços e processos nas organizações para conter ciberataques - uma das principais ameaças aos negócios da era digital. 

Solução  

Com a diretoria executiva focada na estratégia de produtos e serviços, a seguradora precisava de um parceiro que tivesse não só a melhor oferta tecnológica, como profissionais especializados em segurança com conhecimento de excelência para liderar o gerenciamento do SOC em alinhamento com seu CISO.  

Após uma análise de fornecedores, a empresa optou pela parceria com a Logicalis. A decisão foi feita por conta da Logicalis ser uma das principais parceiras da Microsoft e possuir um time especializado na plataforma SIEM (Security Information and Event Management) MS Sentinel, além de ser líder no Quadrante Mágico do Gartner para segurança em 2021. 

Os mais de 120 profissionais especializados em segurança no Centro de Operações da Logicalis têm a robustez esperada para o volume de eventos que devem ser monitorados inicialmente na seguradora: 100 Gb diários, acima de 2500 eps (eventos por segundo). A equipe Logicalis também assumiu o gerenciamento das plataformas de MMS (Management Security Services) da seguradora.  

Atuando em linha com os padrões globais de segurança NIST (National Institute of Standards and Technology), a Logicalis também oferece, junto com os serviços de SOC, processo de melhoria contínua dos sistemas de defesa promovidos pelo Purple Team, que integra o trabalho do Blue Team (segurança defensiva) com o do Red Team (segurança ofensiva, que simula ataques ao ambiente).  

Benefícios  

Em um cenário de crescentes ameaças globais, ataques cibernéticos são arquitetados a qualquer hora do dia, em qualquer fuso horário. Assim, o SOC gerenciado pela Logicalis, que conta com uma equipe de 50 profissionais especializados dedicados à operação de monitoramento 24X7, possibilitou a segurança dos sistemas tecnológicos de missão crítica da seguradora 

Além de monitorar os sistemas atuais e definir estratégias de prevenção dos sistemas de defesa, a atuação da Logicalis proporcionou a elevação da efetividade da segurança. Os serviços de Threat Intelligence (Inteligência de Ameaças), que fazem parte da oferta do SOC, coletam informações sobre fraudes, novos malwares e o modus operandi dos cibercriminosos, antes mesmo que eles possam atingir a seguradora.  

Os serviços de segurança da informação da Logicalis usam metodologias e tecnologias emergentes do mercado e têm os padrões mais elevados de segurança, além de garantir escalabilidade, que prepara para sustentar a jornada de crescimento e expansão de negócios da seguradora nessa arena de disputa acirrada do setor. 

Topic

Related Insights