Operadora de telefonia móvel prepara futuro com roteadores Cisco em sites internacionais

Brazil, Oct 25, 2022

Cenário 

O desafio de uma das principais operadoras de telefonia móvel do País era a modernização da sua arquitetura, que abrigava roteadores que estavam se aproximando do seu deadline operacional.  

Precisavam ser substituídos para garantir a continuidade de expansão do backbone no Brasil, a interligação com sites no exterior e ampliar a capacidade de atender às novas demanda de clientes e prospects. 

Em uma avaliação imediata, pode parecer uma simples manobra de substituição de equipamentos. Mas trata-se de uma ação altamente crítica, considerando que tem de ocorrer com toda a rede em funcionamento, seguindo normas e exigências de outro país. A operação teria de ser realizada em três sites internacionais, localizados nos Estados Unidos. 

Solução 

A larga experiência da Logicalis de atuar em projetos internacionais, com conhecimento em normas e impostos de outros países, foi um dos pontos fundamentais para ser escolhida para conduzir essa modernização. Bem como a atuação anterior em outros projetos de modernização da operadora no Brasil e a capacidade de gerenciar equipes e parceiros fora do País, com avaliação cuidadosa de profissionais de todo o time. 

A solução proposta pela Logicalis foi pela implantação de roteadores Cisco, com base no profundo conhecimento técnico que possui em tecnologias da fabricante, por meio de um número expressivo de profissionais certificados. A linha Cisco 8000 Series e os roteadores Cisco 8812 e 8818 lideram a evolução da operadora.  

Nessa jornada, a Logicalis é responsável desde a vistoria fora do Brasil, instalação física dos roteadores, elaboração da documentação e da estratégia de migração, energização, cabeamento, configurações, testes, migrações e por colocar a inovação no ar, com tudo funcionando. 

Benefício 

A plataforma Cisco 8000 é bem recente e, portanto, capaz de promover uma mudança disruptiva ao proporcionar aumento de capacidade 26 vezes maior do que a plataforma anterior, saltando para 345 Tbps. Isso vai garantir a proteção do investimento por muitos anos.  

Além disso, a solução já está pronta para suportar taxas de 400 Gbits. Sem contar que seu alto desempenho proporciona três vezes mais eficiência no consumo de energia em relação às tecnologias concorrentes, contribuindo para que a operadora esteja em linha com a agenda ESG na sustentabilidade do planeta. 

A operadora prepara o futuro hoje, podendo implementar inovações de maneira simples e ágil, tornando-se mais competitiva e produtiva em uma arena de disputa acirrada.  

Topic

Related Insights