Logicalis dá suporte e gerencia projetos de inovações de dados em grande operadora brasileira

Brazil, Sep 27, 2022

Cenário 

Uma das maiores operadoras de telefonia do Brasil conta com uma área que gerencia toda parte de dados e inteligência artificial tanto nas plataformas de acesso aos clientes quando em produtos internos desenvolvidos para o mercado B2B.  O gerenciamento dessas plataformas exige, além da gestão dos dados, o desenvolvimento de uma série de produtos e o atendimento a demandas que são tratadas paralelamente. 

Há cerca de seis anos, para acelerar esse atendimento, a área passou a utilizar o modelo de desenvolvimento ágil baseado em squads. Hoje, todo o desenvolvimento realizado utiliza o modelo de squads em 90% de seus projetos, que estão na nuvem Azure da Microsoft.  

Boa parte destes projetos são desenvolvidos com o suporte de provedores de serviços. Ao longo de 2021, a companhia identificou a necessidade de expandir o modelo implantado e decidiu ir ao mercado em busca de um novo parceiro. 

Solução 

Por conta das referências técnicas geradas pelo atendimento às outras operadoras, a Logicalis foi convidada a participar do processo, que foi vencido graças à capacidade técnica apresentada e a sua experiência em infraestrutura em nuvem. Com isso, a Logicalis assumiu, em maio, um contrato de três anos de prestação de serviços, que incluem a entrega de até 200 profissionais para os squads de desenvolvimento, dos menores aos maiores. 

Com isso, o time de profissionais da Logicalis passa a assumir projetos no cliente onde vai entregar squads completos em modelos que vão do atendimento convencional, compondo squads já montados pelo cliente, ao atendimento personalizado, com o atendimento de projetos fim a fim. O foco é, ao longo de três anos de contrato, entregar conhecimento e soluções palpáveis. 

O contrato prevê o fornecimento de equipes completas com atuação na área de Dados do cliente, que irão assumir posições de gerente projetos, engenheiros de dados, arquitetos de dados, desenvolvedores, arquitetos de nuvem e desenvolvedores de nuvem. Tudo isso graças às capacidades da equipe Logicalis em engenharia de dados, cloud computing, monetização, entre outras.  

Atualmente, já há profissionais Logicalis alocados nas áreas de inteligência artificial e finops da operadora. Também há um time criado especificamente para um projeto fim a fim de monetização de dados para o mercado B2B, da companhia.  

Benefícios  

Com apoio do time de especialistas da Logicalis, o cliente passa a contar com redução de custos, graças ao volume de horas contratadas e com profissionais especializados à disposição em áreas que não são o core da empresa. Com este apoio, a companhia vai agilizar o desenvolvimento de soluções, garantindo mais agilidade ao time to market.  

A operadora passa a contar também com a retenção de profissionais como benefício indireto. Como a Logicalis mantém parcerias com os principais fornecedores de nuvem do mercado, sua equipe está sempre atualizada, o que motiva os profissionais e reduz a taxa de churn. Por conta de seu know how em projetos e execução, a Logicalis agrega uma base de profissionais mais perene às ações de inovação do cliente. 

Topic

Related Insights