Logicalis moderniza storage de um dos maiores fabricantes de pneus do Brasil

, Nov 3, 2021

Cenário

Um dos maiores fabricantes globais de componentes para indústria automotiva iniciou, em 2020, o processo de atualização tecnológica de seu parque de storage. O objetivo era substituir os equipamentos utilizados em diversas unidades do mundo, já defasados, por outros mais modernos que, além de garantir um aumento na capacidade de armazenamento, trariam novas funcionalidades de segurança.

A especificação dos requisitos, com as definições e escopo do projeto, além do padrão dos equipamentos, foi feita na sede da empresa, na Alemanha. Uma das principais premissas do projeto era a utilização de equipamentos Pure Storage, que é fornecedor global da companhia, também entre dois de seus data centers no Brasil. A aquisição dos novos equipamentos foi feita no modelo de subscrição, com a Pure Storage assumindo também a troca dos equipamentos a cada três anos, sem paradas e com custos menores que um projeto tradicional.

Solução

Com a definição do fornecedor, faltava definir quem seria o parceiro responsável pela implementação no Brasil. Por se tratar de um projeto que demandava conhecimentos específicos e de tecnologia, a Pure Storage indicou a Logicalis. Além de contar com um time altamente capacitado em armazenamento e nas tecnologias da Pure Storage, a Logicalis é também o parceiro com o maior número de certificações da Pure Storage na América Latina.

Com a definição, a Logicalis assumiu a implementação de dois equipamentos Pure Storage X20R3, cada um com 90 TB brutos de capacidade. Uma vez implementados, eles vão entregar cerca de 170 TB de capacidade efetiva, que vai armazenar todos os dados do core de aplicações críticas do negócio do cliente no Brasil, como o sistema de gestão SAP e os bancos de dados.

Os dois storages serão instalados entre dois data centers do cliente e terão capacidade de atualização síncrona, através da tecnologia de ActiveCluster da Pure Storage. Com isso, se um data center sofrer qualquer incidente, o outro estará pronto para assumir suas funções sem qualquer perda de dados, o que é uma funcionalidade crítica para o negócio do cliente. Outra nova funcionalidade é o chamado Safe Mode, que protege o equipamento contra ataques de ransonware e permite recuperar dados imediatamente, caso eles ocorram, graças ao armazenamento de snapshots dos volumes de dados, que são a prova de hackers.

Benefícios

Com a atualização dos equipamentos de storage, que deve estar concluída até o final de 2021, além do aumento na capacidade de armazenamento, o cliente garante que as próximas atualizações tecnológicas poderão ser feitas sem parada da infraestrutura e com a preservação de 65% a 70% dos investimentos que estão sendo realizados agora.

Além disso, com os novos equipamentos em operação, os tempos de resposta devem cair pelos menos dez vezes em relação ao utilizado atualmente, passando de 10 milissegundos para menos de 1 milissegundo, possibilitando a realização de mais transações por minuto. Com os sistemas mais rápidos, é esperado um aumento na satisfação dos usuários finais e, também, na percepção de melhora dos sistemas como um todo.

Related Insights