Logicalis fortalece parceria com Microsoft para acelerar evolução das operadoras na América Latina

, May 13, 2021

Certamente, a evolução da indústria de telecomunicações tem sido rápida. Se antes da pandemia havia a necessidade de reconfigurar os modelos de serviços e operações, hoje ela se tornou mandatória. Os consumidores estão superlotando ecossistemas digitais, exigindo plataformas e serviços de conectividade mais robustos.

Nesse sentido, e com a iminente chegada do 5G, surge a necessidade de continuar adicionando tecnologias que permitam uma operação eficiente e a monetização de investimentos, gerando valor aos clientes com uma nova gama de serviços e produtos.

Diante desse cenário, a Logicalis busca responder às necessidades do setor de telecomunicações, ampliando sua posição de parceira global da Microsoft, incorporando a solução Azure for Operators em seu portfólio.

"É de grande urgência agilizar a renovação e a modernização dos processos. As plataformas do futuro devem reduzir custos para permitir criar novos modelos de negócios com agilidade e simplificar fluxos de ingresso de novos clientes e serviços. Para isso, a Logicalis está impulsionando o Microsoft Azure for Operators, uma plataforma orgânica que condensa eficiência e continuidade operacional com foco no consumo gradual", diz Christian Hisas, diretor de Tecnologia e Portfólio da Logicalis para a América Latina.

A metodologia desta plataforma funda-se na disponibilidade baseada no crescimento e na geração de negócios, permitindo investimentos inteligentes, sem custos iniciais elevados.

“O Azure for Operators é uma infraestrutura híbrida e de superescala que disponibilizará às operadoras a agilidade necessária para inovar rapidamente e entregar novos serviços 5G em uma rede programável e confiável. A nova plataforma engloba tecnologias de arquitetura baseadas em serviços, redes definidas por software (SDN) e virtualização de funções de rede (NFV). As operadoras poderão construir soluções e serviços para atender as demandas das empresas onde quer que elas estejam, seja na ‘borda’ das companhias, em sistemas de rede ou na nuvem”, diz Danni Mnitentag, Vice-Presidente de Parceiros na Microsoft.

Uma aliança que fortalece a indústria

Com mais de três anos de parceria, a relação entre a Logicalis e a Microsoft já lançou diferentes projetos juntos. Ambas as empresas desenvolveram na América Latina um laboratório que permite testar o Azure para as mais diversas tecnologias das operadoras e implementá-las, em um ambiente de conteúdo, para co-criar novas plataformas e melhores soluções para os clientes.

Este centro é o espaço ideal para gerar e testar casos de uso que ajudam a revolucionar e gerar mudanças substanciais em setores como bancos, varejo, saúde, entre outros.

"A partir de um serviço consultivo e baseado na assessoria, ajudamos as empresas a evoluir em suas formas de operar. Temos ampla experiência no mercado de telecomunicações, mas também conhecemos em profundidade os negócios desses outros setores, como indústria, petróleo e varejo, que verão o benefício de tecnologias como o 5G. Isso, juntamente com nossas capacidades regionais, nos permite ser um aliado estratégico da Microsoft em nosso papel de integrador", explica Hisas.

Após a digitalização e transformação, as operadoras passarão a ter uma infraestrutura baseada em software, permitindo que eles atualizem seus processos de negócios em tempo real com base nas necessidades de seus clientes. O Azure for Operators complementa essa nova necessidade com uma plataforma flexível, ágil e integrativa.

Implementação bem-sucedida do 5G em um caminho de muitos desafios

O novo paradigma nas comunicações promete uma revolução nos serviços e soluções que as operadoras entregarão. E para a América Latina, sugere o desafio de orquestrar múltiplos fatores para oferecer um bom atendimento ao cliente.

"Com um DNA de programadores, queremos fazer parte da construção e implementação da estratégia 5G para a América Latina. O desafio de implantar e sustentar novos modelos operacionais é motivador. Na verdade, já iniciamos a prova de conceito baseada em novas tecnologias com diversas operadoras da Argentina, Brasil, Chile, México e Peru", explica Hisas.

Os processos de negócios da indústria de telecomunicações estão sendo transformados por novas tecnologias e novas necessidades dos consumidores. Para isso, a Logicalis atua como parceira da Microsoft para construir plataformas estáveis, resilientes, flexíveis e seguras, com eficiência e produtividade, de qualquer lugar.

Related Insights